19abr

Medo de subida? Segue algumas dicas para enfrentar esse desafio.

Respiração

Deve-se respirar profundamente mas sem segurar o ar, apenas seguindo a vontade natural de respirar mais rapidamente, caso contrário você irá reter o CO2 produzido provocando acidose e alterando o pH do sangue.

Ritmo da pedalada

Manter a cadência em 90 RPM permite uma melhor utilização do oxigênio, tanto nas retas como nas subidas.

Postura

A postura também influencia seu desempenho nas subidas. Pedalar em pé cansa mais, embora alguns ciclistas mais preparados prefiram fazer isso porque permite subir mais depressa (e melhora a musculatura abdominal).

Altura do selim

Método utilizado por alguns é apoiar o calcanhar no pedal e deixar a perna totalmente esticada.
Sentado no selim, com o pedal na parte mais baixa da curvatura da pedalada, coloque o pé em cima dele na posição em que você costuma pedalar (para quem tem pedal de encaixe, mantenha o pé “clipado”); a perna deve ficar quase totalmente esticada, mas não totalmente.

Zigue-zague

Se a subida for muito íngreme e a largura da via e o tipo de terreno permitirem, você pode optar por subir em zigue-zague. A distância a percorrer vai aumentar, mas a inclinação relativa diminui, o que em subidas muito fortes pode ser vantajoso.

Transpiração

Pedalar rápido ou com esforço numa subida significa transpirar, mesmo no frio. Para não transpirar muito ao pedalar coloque na menor marcha e suba pedalando leve. Ou então desmonte e empurre a bike.

Produtos em Destaque

CLASSIFICADOS NEW WORLD BIKE - SEMINOVAS

BLOG: FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO CICLISMO